Sites Grátis no Comunidades.net

Alcoólicos Anónimos Grupo 1 de Maio


TAGSAlcoolismo alcoolismo alcoólicos anónimos alcoolicos anónimos drogas solidão solidão depresão depresao angustia, ajuda, aa a.a AA grpos grupos auto ajuda auto-ajuda passos tradições tradicoes ajuda on line médicos clínicas medicas homens mulheres jovens consumo noites festas coragem coragem de mudar sapo Iol clix aeiou bela cena belacena centros cral.cras centros de tratamento Lisboa porto espinho Algarve ferias condução policia acidentes efeitos ALCOOL Benfica Sporting porto acores AÇORES madeira ilha ilhas Áreas AREAS parar de Beber so por hoje só alegrias tristezas comprimidos medicamentos drunfos efeitos efeitos de drogas dependências miséria relacionamentos casamentos divórcios filhos família famílias CHAT NOS
Total de visitas: 152421
Livro Azul EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL

Apêndice II

EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL

As expressões "experiência espiritual" e "despertar espiritual" que são usadas frequentemente neste livro, depois de uma leitura cuidadosa, indicam que a mudança de personalidade necessária que leva à recuperação do alcoolismo tem-se manifestado entre nós das mais diversas maneiras.
Contudo, é verdade que a nossa primeira edição deu a impressão a muitos leitores, que estas mudanças de personalidade, ou experiências religiosas tinham de ter um carácter de transformação súbita ou espectacular. Felizmente para todos, esta conclusão é errada.
Nos primeiros capítulos descrevem-se várias mudanças súbitas e revolucionárias. Embora não fosse nossa intenção dar essa ideia, muitos alcoólicos concluíram mesmo assim, que para se recuperarem teriam que adquirir uma imediata e arrebatadora "consciência de Deus", logo seguida de uma grande mudança de sentimentos e de atitude.
Entre os milhares de alcoólicos que constituem em número crescente a nossa Comunidade, estas transformações, embora frequentes, não são de maneira nenhuma a regra. A maioria das nossas experiências pertencem ao tipo que o psicólogo William James designa por "variedade educacional", porque se desenvolvem lentamente durante um período de tempo. Muitas vezes os amigos do recém-chegado apercebem-se da mudança muito antes dele. Ele acaba por dar-se conta de que sofreu uma profunda modificação na sua maneira de actuar perante a vida e que essa mudança mal poderia ter ocorrido apenas com o seu próprio esforço. Sucede muitas vezes em poucos meses o que raramente se conseguiria com anos de autodisciplina. Com poucas excepções, os nossos membros sentem que descobriram um insuspeitável recurso interior, que agora identificam com a sua própria concepção de um Poder superior a eles mesmos.
A maioria de nós pensa que esta consciencialização de um Poder maior do que nós mesmos é a essência da experiência espiritual. Os nossos membros mais religiosos chamam-na "consciência de Deus".
Queremos dizer de um modo muito enfático, que qualquer alcoólico capaz de encarar honestamente os seus problemas à luz da nossa experiência consegue recuperar-se, se não fechar o seu espírito a conceitos espirituais. Ele só pode ficar derrotado por uma atitude de intolerância ou de negação hostil.
Achamos que ninguém precisa de ter dificuldades com a espiritualidade do programa. Boa vontade, honestidade e espírito aberto são os fundamentos da recuperação; mas eles são mesmo indispensáveis.
"Há um princípio que constitui uma barreira a toda a informação, que resiste a qualquer argumentação e que garante a uma pessoa a eterna ignorância - esse princípio é o desprezo antes da investigação".

- HERBERT SPENCER


Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net